O tipo de assadeira que você usa na sua produção pode fazer toda a diferença para o resultado final da sua receita. Ela pode influenciar na consistência, uniformidade e tempo de assar ou cozinhar um determinado alimento, então é essencial estar mais atento às assadeiras disponíveis. Existem diversos modelos de assadeiras disponíveis no mercado, em diferentes cores, tamanhos e materiais. Esse item culinário é muito importante, já que é um bom condutor de calor e ajuda no preparo de massas.

Está em dúvida entre qual assadeira escolher? Vamos apresentar quais são os principais tipos e as suas características para te ajudar na sua escolha.

Como já mencionado existe uma variedade de assadeiras, tornando a sua escolha em uma tarefa um pouco mais trabalhosa. Algumas receitas, para que fiquem bem preparadas, exigem o uso de peças específicas. É preciso, assim, ter a atenção com diversas características, como:

  • Tamanho: um bom tamanho permite que todo o alimento seja bem cozinhado e assado com espaço suficiente e que não venha a transbordar;
  • Formato: alguns alimentos, como doces, bolos e pudins, necessitam de formas delicadas e especiais;
  • Material: o material pode influenciar (e muito) na finalização do produto ao assar. Existem diversos materiais de forma disponíveis no mercado, como cerâmica, alumínio e silicone.

Abaixo, vamos mostrar oito tipos de assadeira no mercado.

  1. Assadeiras perfuradas: As assadeiras perfuradas são mais fáceis para a limpeza e higienização, além de possuir maior resistência mecânica. Além disso, a sua área aberta faz com que haja uma maior circulação de ar entre ela, ajudando a resfriar e também cozinhar o alimento.
  2. Assadeiras de alumínio: O alumínio é um material que esquenta mais facilmente, mas que, por outro lado, também perde calor mais rapidamente. Por essa característica de ganhar e perder calor de maneira mais fácil, a assadeira de alumínio é indicada para o preparo de massas em geral. A sua durabilidade é muito alta, o que se torna um item com excelente custo-benefício. Além disso, são extremamente versáteis, já que podem ser usadas no preparo de muitos alimentos.
  3. Assadeiras de cerâmica: A cerâmica é um material que distribui o calor na sua superfície de maneira uniforme. Contudo, diferentemente do alumínio, o calor gerado não é perdido tão facilmente após sair do forno. Logo, o alimento consegue ser mantido quente por um período de tempo maior. Inclusive, eles podem continuar sendo aquecidos (ou cozidos!) se forem mantidos dentro da assadeira. Além disso, a fabricação com cerâmica permite que a assadeira não sofra qualquer tipo de estrago se for levada ao forno e, depois, para superfícies mais frias.
  4. Assadeiras de silicone: Silicone é um material antiaderente. Dessa maneira, o alimento não gruda no fundo e nas laterais, o que ajuda na hora de desenformá-lo. Elas são ideais para o preparo de cupcakes, muffins, bolos e demais massas que necessitam de formas especiais. Existem muitos tipos de assadeiras de silicone no mercado, de variados tamanhos, formatos e cores. Além disso, o material não causa alergias e é flexível, maleável e costuma resistir bem em altas temperaturas sem deformar.
  5. Assadeiras de vidro: As assadeiras de vidro são ideais para manter o alimento aquecido por mais tempo, visto que o material retém o calor e o distribui de maneira uniforme. Por isso, elas são indicadas no preparo de receitas que necessitam de um cozimento mais rápido, como, arroz, frango e tortas Elas têm a vantagem de poderem ser levadas no forno comum e no micro-ondas, sem que fiquem deformadas ou desgastadas.
  6. Assadeiras de tiras: As assadeiras de tiras são divididas em várias partes de metal ou alumínio, de maneira que cada alimento é cozinhado ou assado individualmente. O formato de tiras perfuradas ajuda na circulação do ar quente dentro do forno. Elas são indicadas para assar pão francês em fornos de lastro, por exemplo.
  7. Assadeiras onduladas: A assadeira ondulada tem um ótimo custo-benefício. Além de ser um equipamento leve, tem uma grande durabilidade. Ela é indicada para preparar massas mais firmes e diversos tipos de pães, como pão francês e baguete.
  8. Assadeiras com camada de teflon: As assadeiras com camada de teflon vêm ganhando cada vez mais espaço na culinária. Formadas por revestimento antiaderente, elas não deixam o alimento grudar. Assim, é possível assar os alimentos com tranquilidade, além de permitirem uma limpeza mais fácil. O teflon é um material escorregadio que diminui o atrito dos alimentos com a sua superfície. Dessa forma, ele não permite que a receita grude nele.
  9. Assadeiras de fundo removível: As assadeiras de fundo removível proporciona praticidade e facilidade no momento de assar um alimento. Ela é formada por duas peças: a fixa e a móvel, que é removível. Como o fundo dela se solta facilmente, ela é perfeita no momento de desenformar o alimento. Dessa maneira, a receita não sofre danos quando for retirada da forma e mantém a sua forma original. Ela também é vantajosa na hora da limpeza, pois facilita a lavagem do utensílio.

Os diferentes tipos de assadeiras contemplam vários usos, modelos e materiais. Ao conhecer as características dos principais, fica muito mais fácil escolher o que seguirá para a sua cozinha.

Nós da Victor Decor separamos alguns itens, para que possam se embasar na hora de escolher, e se gostarem de alguma, é só entrar em contato conosco que iremos lhe atender com muito amor e carinho.


Assadeira Duo 34x25cm


Assadeira Redonda


Assadeira Retangular 21x18cm


Assadeira Retangular 31x20cm