E hoje trouxemos algumas dicas para escolher a mesa de jantar. Sabemos que a mesa de jantar desempenha um papel essencial na nossa casa, além de ser o principal ponto de encontro para reuniões entre amigos e familiares, é nela que também desfrutamos das nossas refeições diárias. Logo, esse móvel é o grande protagonista das salas de jantar, sendo fundamental para compor a decoração do cômodo. Pensando nisso, é necessário escolher a mesa de jantar ideal para o seu espaço.

Existem diferentes modelos de mesa no mercado, cada um com suas particularidades e diferentes empregabilidades. Geralmente encontramos mesas no formato redondo e retangular por serem os mais clássicos, mas há também peças com forma quadrada e ovalada. Uma mesa retangular é uma ótima opção para receber um número maior de convidados e fica melhor acomodada em um ambiente com a mesma forma, comprido e estreito.

O modelo de mesa redonda é ótimo para ambientes pequenos e de formato quadrado, torna-se uma ótima opção devido a sua flexibilidade, nela é facilmente possível acomodar mais convidados se necessário. Mas vale lembrar, que uma mesa redonda muito grande dificulta o acesso aos alimentos e afasta as pessoas. Já uma mesa quadrada fica melhor em um ambiente maior, uma ótima alternativa para aproximar quem estiver sentado à mesa quando comparada a uma mesa retangular.

A mesa com formato oval tem as mesmas características de um modelo retangular, contudo possui mais flexibilidade na hora de acomodar um assento extra, além de ocupar menos espaço no cômodo. Em relação aos pés, um pé central além de trazer um toque contemporâneo à peça, também acaba por ocupar menos espaço.

Mas antes de comprar a sua mesa de jantar, é necessário que você tenha em mente o tamanho de seu cômodo, bem como o espaço que a peça ocupará nele, para então escolher a mesa certa que não atrapalhe a circulação do ambiente. Lembre-se de que o número de assentos disponíveis deve ser de no mínimo dois a mais que o número de integrantes da família, mas é claro, se os moradores costumam receber um número grande de convidados, mais cadeiras são imprescindíveis.

      Além disso, você vai encontrar diferentes materiais para a fabricação de uma mesa de jantar, por isso, deve optar por aquele que melhor se encaixa em suas necessidades e que combine com seu design.

      • Mesa de jantar de vidro: O vidro é um material clássico para compor a mesa de jantar por conta de sua neutralidade, além de combinar muito bem com qualquer estilo de decoração, pode compor desde um ambiente contemporâneo até uma pegada mais industrial. Este material é uma ótima alternativa para cômodos pequenos, uma vez que sua transparência traz a sensação de amplitude ao ambiente. Investir em uma mesa de vidro também é muito versátil, pode vir em diversos acabamentos como jateado, colorido, esmaltado. Sem esquecer de que pode ser facilmente combinado com diferentes materiais, uma mesa com tampo de vidro e pés metálicos podem trazer um toque romântico, já com uma base de madeira, a peça se torna contemporânea. Apesar de sua fácil limpeza, é necessário tomar alguns cuidados com este material, pois ele é mais suscetível a riscos e trincas, e não pode receber nenhum material quente diretamente sobre a sua superfície.

      • Mesa de Jantar em madeira: Mesa de jantar feita com madeira é a opção mais comum, afinal, ela é extremamente resistente assim como muito versátil, e combina com os mais diferentes estilos. O estilo da mesa vai ser definido de acordo com o seu acabamento, uma mesa feita com madeira de demolição ou natural, traz um toque rústico ao ambiente, já peças laqueadas, remetem a modernidade, e uma mesa feita em MDF com laminado, clássico.

      • Mesa de jantar de pedra: Uma mesa de jantar confeccionada com pedra tem como característica principal a sua alta resistência e grande durabilidade. Em relação ao design, uma mesa feita com este material traz requinte e elegância natural ao ambiente, você irá encontrar inúmeras pedras que podem fazer parte de uma mesa de jantar, como por exemplo, o mármore ou o granito, entre outras opções disponíveis, cada uma com suas características particulares e sua escolha deve ser feita de acordo com o seu gosto e estilo.
      • Mesa de jantar com bancos: Apostar em uma mesa de jantar com bancos pode ser uma ótima opção em diferentes situações. Se seu ambiente for pequeno, um banco recostado contra a parede ocupa menos espaço e facilita a acomodação ao redor da mesa. Mas um banco também é uma ótima solução para quem recebe muitos convidados, isto otimiza seu espaço e dispensa cadeiras demais. Mas uma mesa de jantar com bancos não é sinônimo de falta de classe, este item pode sim compor ambientes requintados, o que fará a diferença será o material com o qual ele será confeccionado.


      Se você está com dúvidas na hora de escolher a sua peça, é só seguir as nossas dicas para escolher a mesa de jantar ideal que não haverá erro, mas lembre-se de que a mesa perfeita para você é aquela que supre todas as suas necessidades.