Você já pensou em utilizar biombos na decoração da sua casa? Eles são úteis, além de estilosos que podem ser inseridos na decoração, por suas possibilidades de estampas e materiais, dando um charme a mais no seu ambiente. Para quem se interessa especialmente pela sua funcionalidade, esses painéis versáteis são ideais para quem quer isolar, dividir ambientes, criando um jogo.

Mas para quem esta se perguntando o que é biombo e para que serve, calma que vamos explicar. O biombo é uma estrutura de painéis, geralmente de madeira, separado em várias faces ou folhas que podem ser dobradas ou estendidas. Eles são utilizados tradicionalmente para dividir, proteger ou ocultar áreas sem a necessidade de uma estrutura construtiva pesada.

Os biombos mais conhecidos com certeza são os japoneses, chamados Byōbus, que serviam também como uma barreira para impedir que o vento passasse para o ambiente. Os Byōbus fazem parte da decoração tradicional das residências japonesas, sendo um símbolo de elegância e status dos seus donos. Isso porque eles são produzidos artesanalmente com papel Washi, bambu e pintados à mão, podendo até mesmo conter folhas de ouro.

Atualmente, os biombos contam com várias possibilidades de tamanhos, desenhos e materiais, ganhando uma cara mais moderna e descontraída, podendo até ganhar funções diferentes, como abrigar espelhos e cabides. Mesmo assim ele não perde o seu estilo elegante e a ideia de tornar o espaço mais íntimo.

A ideia de criar uma divisão no ambiente de forma fácil e rápida nos faz dar mais atenção para os biombos, especialmente porque ele traz uma solução simples e instantânea a essa questão. Por isso, para ambientes conjugados, como sala de jantar e sala de estar, para lofts e studios, eles podem ser utilizados para isolar espaços.

Além da sua função, o biombo traz uma possibilidade de decoração diferente para o ambiente, pode ser usado como suporte para quadros e plantas. Basta posicionar a peça em uma área de destaque e então pendurar os objetos e acessórios desejados. Você pode se inspirar e criar um pequeno jardim vertical, desde que escolha vasinhos pequenos para não sobrecarregar a estrutura do biombo. A dica é cultivar espécies de suculentas ou até temperos para usar na cozinha.

Se for mantido na frente de uma parede, é interessante que o biombo fique totalmente aberto para economizar espaço. Já se estiver em um canto ou na extremidade do cômodo, pode ser dobrado a fim de gerar efeito de movimento. Desse modo você terá maior elegância e estilo para o seu ambiente.